wilba interativo.com br: Delírio e/ou Deliriun

Delírio e/ou Deliriun

<$BlogItemURL$>">Link

Delírio e/ou deliriun
 Frequentemente algumas pessoas e até mesmo profissional da área de saúde encontram dificuldade para a utilização correta de um desses dois termos. Isto provavelmente acontece porque se pode observar que tanto no delírio quanto no deliriun existem alterações no curso do pensamento, e por esse motivo parecem ser semelhantes quanto a sua causa. A palavra são extensões do pensamento, e a palavra e formada a partir do significado dos conceitos, e a partir desses significados de sua decodificação (informação resposta) que se formam os juízos. Os juízos são atos noéticos em que se exprimem as relações existentes entre os objetos e fenômenos da natureza. Entende-se por atos noéticos a capacidade de apreensão (cognição) direta da mente em conhecer objetos. Por cognição se pode definir como sendo os vários modos de conhecimento (percepção) que abrange a consciência imediata do conteúdo, recordação imaginação e julgamentos, é sendo este a capacidade de entender a relação existente entre os conceitos. Assim tanto no delírio quanto no deliriun o enfermo é acometido de distúrbios na formação do juízo, que acabam de certa forma, comprometendo o comportamento psicossocial com outras pessoas. Em síntese pode-se definir o termo delírio com sendo a formação de um juízo distorcido da realidade. Isto é; o enfermo não é capaz de distinguir uma percepção falsa de uma verdadeira.
Segundo Jasper filosofo e psiquiatra alemão (1883-1969) o delírio caracteriza-se por não apresentar alterações do estado de lucidez da consciência. No entanto quando existe um distúrbio do nível de consciência, como acontece nos alcoolistas se deve, portanto utilizar o termo deliriun Tremens. Também pode acontecer o estado confusional não alcoólico ou por outras substâncias psicoativas, que deve ser distinto do deliriun Tremens.  O termo deliriun Tremens (do lat.= delíriun com tremores) foi utilizado pela primeira vez em 1817 por Thomas Sutton para descrever a psicose que acomete frequentemente os alcoólatras.
Os pacientes com deliriun apresentam alteração da memória da atenção e da orientação. Seus pensamentos são fragmentados e desta forma parecem não estar a par do que se passa em sua volta. A essência do delíriun é a perturbação da consciência concomitante a uma alteração da cognição que abrange a consciência imediata do conteúdo através dos vários modos de conhecimento e suas relações com a natureza. O deliriun pode ser caracterizado por uma serie de sinais sintomas de natureza neuropsiquiátricos, em decorrência de uma disfunção ou perturbação neurológica de causa orgânica e, portanto deve ser investigados inicialmente aspectos de natureza física.
O delíriun é de natureza neuropsiquiátrica e alguns critérios devem ser levados em consideração para realizar o  diagnostico, são eles: observar se existe alteração da consciência, desorientação em relação ao ambiente, alterações do nível de atenção e se existe dificuldade de concentração; realizar exames físicos e laboratoriais para averiguar se o transtorno é de natureza fisiológica; Observar aspectos do comportamento cognitivo, entre eles a memória, orientação tempo espaço, e da linguagem; e também a forma com o transtorno se desenvolve, ou seja; como o transtorno se manifesta em relação ao tempo e suas variações no decorrer do dia.
COMENTÁRIO - Estes são alguns critérios que devem ser utilizados para se chegar a um diagnostico de um transtorno de natureza neuropsiquiátrica a fim de que se realize o diagnostico com sua devida codificação. Como vemos é bastante simples diferenciar um delírio de um deliriun mais, no entanto tenho ouvido de alguns colegas profissionais da área de saúde, mais especificamente de saúde mental utilizar o termo delírio tanto para um delírio do tipo esquizofrênico, quanto para delírio de natureza orgânica. Clique aqui para ver Cid 10 referente aos transtornos de natureza orgânica, e as exclusões sobrepostas dos delírios que não comporta ou não se caracterizam como transtornos mentais orgânicos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita ao blog Wilba interativo!
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.Volte sempre!