wilba interativo.com br: Carl Gustav Jung

Carl Gustav Jung

<$BlogItemURL$>">Link 


Carl Gustav Jung

Carl Gustav Jung nasceu em Kessw, em 26 de julho de 1875 e faleceu em Küsnacht em 6 de junho de l961, psiquiatra suíço fundador da psicologia analítica, que também e chamada de psicologia junguiana. O sistema psicológico de Jung que, comparado com o de Freud dá menor importância ao papel da sexualidade transtornos emocional  as neuroses. Para Jung mente humana é muito mais que um repositório de experiências passadas. Ela é a preparação para o futuro, visando à auto-realização da pessoa. Cada pessoa tem um inconsciente coletivo (arquétipos).  Não dá a mesma importância que Freud lhe atribuía a sexualidade.

Os Arquétipos constituem o conteúdo do inconsciente coletivo. É o conjunto de formas de pensamento universal com forte carga afetiva (idéia). Inclui as funções psicológicas básicas tais como sensação pensamentos sentimentos e intuição.

Anima- Na psicologia analítica de Jung é o arquétipo feminino no homem enquanto o masculino na mulher e denominado de animus. Eles decorrem  da experiência do homem com a mulher e vice-versa, representam o substrato da personalidade, embora possam ser condicionado pelos cromossomos e gônadas².

Cromossomos - Estrutura filamentosa e alongada no núcleo da célula. Cada cromossomo consta de uma cadeia linear de genes, unidades hereditárias fundamentais. Cada célula humana contém 46 cromossomos, exceção feita a célula sexual que tem 23. Os genes são moléculas de DNA ( acido desoxirribonucléico Abev. inglesa e é adotada pela sociedade brasileira de genética).

²GÔNADAS - Glândulas reprodutoras na mulher (ovários) e no homem (testículos)

Carl Gustav Jung – Faleceu em 6 de junho de 1961, aos 86 anos em sua residência, a as margens do lago Zurique em Küsnacht. Jung levou uma vida produtiva intelectual sobre Psicologia Sociologia, Antropologia e também na Arte, Mitologia e na Literatura.
Wilba Rocha Psicólogo.

Arquétipos- Para Jung os arquétipos  é aquilo que o individuo herda para reagir aos estímulos ambientais. É o meio através do qual  o individuo percebe o mundo e decorrem das próprias conexões entre as partes diencefálicas e o córtex cerebral, os quais existem em potencial no nascimento.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita ao blog Wilba interativo!
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.Volte sempre!