wilba interativo.com br: Wilhelm Reich

Wilhelm Reich

<$BlogItemURL$>">Link

 ROTEIRO

Nascimento de Reich e o inicio dos estudos
Reich conhece os postulados de Freud sobre a sexualidade
Reich começa a desvia-se da escola de vienense
A teoria do Orgasmo
A cura da neurose começa pela satisfação sexual
A sociedade dá origem a certas perturbações psíquicas
7° Reich e sua experiência na clinica com jovem operaria
Reich estabelece a relação entre psicanálise e cultura
9° Reich fica Indignado com a Obra de Freud
10° Revolução sexual e Revolução Política
11° Em (1927) Reich entra militância marxista
12° Reich entra para o Partido Comunista
13°Reich em 1934 e expulso do partido comunista e da associação Psicanalítica
14° Reich na Dinamarca
15° Últimos anos de Reich, exílio doença e morte
16° Caixa de Orgone (Orgone Energy Acumulator)
17° Reich é Encarcerado
18° Referências e obras de Reich:
19°Alguns Vídeos sobre Reich


Nascimento de Reich e o inicio dos estudos:
Reich nasceu em 24 de março de 1897, em Dobrzanica*, uma pequena aldeia do distrito de Peremyshliany, no noroeste da Ucrânia (na época o território pertencia ao Império Austro-Húngaro), no seio de uma família abastada de proprietários judeus germanizados. Era filho de Leon e Cecilie Reich. Pouco depois, a família mudou-se para sul, para a região da Bukovina, onde o pai foi gerir uma grande fazenda em Jujinetz
Jovem Reich foi educado estritamente segundo a cultura alemã e os pais mantiveram-no sempre afastado da população judaica de cultura iídiche. Até aos 13 anos teve sempre professores particulares e depois estudaria no liceu de Czernowitz. Reich manifestou desde cedo interesse pelas ciências naturais; aos oito anos já constituíra coleções de insetos vivos cujo modo de reprodução observava. Frequentou em seguida um liceu de língua alemã e obteve um primeiro diploma de ciências naturais em 1915. Seu pai faleceu em 1914, e se vê obrigado a ter que terminar os estudos e ao mesmo tempo administrar o patrimônio da família. Na primeira guerra mundial chegou ao posto de tenente. Se não tivesse perdido suas terras poderia ter sido ser considerado um fidalgo da província. Em 1818 passa a morar em Viena inscreve-se na faculdade de medicina e também ganha algum dinheiro dando aulas particulares. Reich tinha uma prodigiosa memória e assimilou rapidamente obras de biologia, filosofia e sexologia. Pode-se ver em sua obra a clara evidencia de dessa erudição.
Reich começa a conhecer os postulados de Freud sobre a sexualidade:

Em 1919 foi convidado a participar de um seminário de sexologia. Ficou impressionado pela distinção estabelecida por Freud entre a sexualidade e a procriação. Naquela época em grandes meios médicos que a sexualidade estava relacionada estritamente a propagação da espécie e não tinha outro sentido nem função. Reich estudos as obras de Freud entre os três ensaios sobre a Teoria da Sexualidade e a introdução a psicanálise, e mais tarde admitiu que esses estudos determinassem a sua profissão a de ser medico e psicanalista. Em 1920 visita Freud para conversar com o mesmo sobre um seminário sexologia que ministrava. Após esta visita viria a escrever na Função do Orgasmo (La function de l'orgasme,Paris,Arche,1970). Após esse encontro trabalhou 14 anos em favor da psicanálise. Tal como numerosos discípulos assim como Jung, Adler... Acabaria a opor-se ao fundador da psicanálise. Porém Adler apesar de combater as ideias de Freud, nunca fez qualquer ataque ao mesmo ou separou-se de sua escola. Mas apesar de seu comportamento em relação a Freud e a psicanálise e, 1934 a Associação Psicanalítica de Paris decidiu separa-se de Reich tornando incomodo no meio.

Reich começa a desvia-se da escola de vienense:

Em 1920,quando era apenas estudante de medicina, Wilhelm Reich torna-se membro da sociedade criada por Freud. É o mais jovem psicanalista entre os membros, mais apesar de sua pouca idade, o mesmo é extremamente ativo, faz numerosa citações em que ataca seus colegas. Em 1912 se tornou medico, antes mesmo de se formar, já tratava doentes utilizando os conhecimentos postulados por Freud. Naquela época as ideias de Freud eram combatidas, e a verdade de suas teses estava longe de ser reconhecida pela ciência. Reich foi um defensor das teoriza evolucionárias de Freud, ele foi testemunha daquelas lutas. Reich foi um dos discípulos mais entusiastas e mais desinteressados do mestre Freud. Em novembro de 1923 apresenta aos seus colegas seu primeiro estudo sobre “A genialidade do ponto de vista do prognostico e da terapêutica psicanalítica”. A partir desse momento pode-se considerar que o estudo de Reich desvia-se dos postulados da escola Vienense. De fato a primazia concedida a genialidade na sexualidade está em contradição com a ortodoxia freudiana.

A teoria do Orgasmo:

Reich elaborou sua teria do orgasmo, segundo o qual importava em distinguir entre potência ejaculatória e potencia orgástica da seguinte forma: "A potência orgástica é a capacidade de descarregar completamente toda a excitação sexual continua, por meio de contrações involuntárias agradáveis ao corpo.” Assim todos os neuróticos, incluindo os que tinham relações sexuais com ejaculação, eram afetados por impotência orgástica e sofriam, portanto de perturbações da genialidade. Reich chamou "estase sexual" à energia que ficava bloqueada no organismo por falta de abandono ao prazer; considerou que esta obstrução fornecia aos sintomas neuróticos uma fonte inesgotável de energia. A impotência orgástica não era um efeito da neurose, mas sua causa ultima. Dede então um dos principais objetivos do tratamento consistia em restabelecer a potência orgástica do paciente a fim de libertá-lo da angústia produzida pela energia bloqueada que alimentava constantemente a neurose.

A cura da neurose começa pela satisfação sexual:

Em 1924 apresentou sua tese de modo sistemático; a neurose é a expressão de uma perturbação da genital idade e não da sexualidade me geral; a recaída na neurose, depois de uma cura psicanalítica, pode ser evitada na medida em que a satisfação orgástica seja assegurada no ato sexual. Reich considerava que o terapeuta tinha como objetivo destruir as inibições -inibições culturais da infância- que impedem uma plena satisfação genital, e no momento em que o paciente descobria ou recobrava esta satisfação, se tinha avançado um passo no sentido da cura. É como se o prazer real formasse uma barreira contra a volta em força dos sintomas mais graves do mal. Com estas descobertas ele atribui uma importância maior as "neuroses atuais" em relação a psiconeuroses. Freud havia feito a destinação entre "neuroses atuais" e "psiconeuroses". Na primeira essencialmente a neurastenia e a neurose de angustia, por exemplo, são provocadas por perturbações atuais na vida do individuo, assim como a pratica do ato sexual interrompido e as relações sexuais não satisfatórias. Já as psiconeuroses são muito mais complicadas, pois estas estão ligadas a causas ou acontecimentos da infância. São geralmente constituídas por um conflito entre as exigências genitais e inibições inconscientes. Na pratica cada neurose resulta ao mesmo tempo de uma causa atual e de uma causa infantil, vido as primeiras a reativar a segunda. Reich se interessa pelo aspecto genital do mal, e sua convicção de que o restabelecimento da potência orgástica era primordial e constituía a chave de qualquer cura profunda, assim ele passou a atribuir muito mais importância às causas atuais do que procurar as causas do enraizamento das perturbações psíquicas na primeira infância.

A sociedade dá origem a certas perturbações psíquicas

Em maio de 1922, Reich passou a trabalhar na Policlínica de Viena dirigida pelo doutor Edward Hitschmann, Reich foi o primeiro assistente até 1928 e mais dois anos como diretor adjunto (1928-1930).no entanto a colaboração dos psicanalistas da Sociedade Vienense que realizavam trabalhos psicanalíticos como voluntários contribuirão de forma capital na evolução de Reich e seu pensamento. Durante este período na Sociedade Vienense descobriu que as perturbações neuróticas proliferavam em todas as classes sociais, e percebeu que a parti desse momento, a aplicação da psicanálise clássica (individual, demorada e dispendiosa) pareceu-lhe limitada. Ele apercebeu-se que, sobretudo que as condições de vida dos seres humanos eram fundamentais na reativação das “neuroses infantis" e das "neuroses atuais" {seu relatório La Function de l'organisme(Paris,l'Arche,1970)
7° Reich e sua experiência na clinica com jovem operaria.

Reich após sua experiência clinica com uma jovem operaria, que se apresentou como incapaz de falar, e neste caso como a analise estava fora de questão resolveu tentar eliminar a perturbação da fala através da sugestão. Assim depois de algumas sessões hipnóticas, a jovem começou a falar com voz rouca e baixa e com grande apreensão. “Ela fora abandonada pelo marido há alguns anos e passou a sofrer a obsessão de matar os filhos que morriam de fome.” Com a continuidade do tratamento a analise revelou que ela não tomava tal decisão, uma vez que temia ser enforcada, e assim o medo de ser enforcada provocou uma contração na garganta e que tornou impossível a fala. Reich fez muitas visitas a jovem em seu casebre nos subúrbios de Viena e escreve o seguinte "fui obrigado a colocar os problemas da origem das neuroses, mais a questão de saber como era possível um ser humano suportar tal vida durante tanto tempo”, só havia miséria solidão e comentários dos vizinhos.

Reich estabelece a relação entre psicanálise e cultura:

Em 1929, se estabelece uma relação entre a psicanálise e a cultura, o que não havia acontecido até esta data. E isto se deve a Reich, Tal como lhe cabe o mérito de suscitar o "Mal-estar na civilização" na qual Freud elaborou respostas improvisadas em forma de contestação.

9° Reich fica Indignado com a Obra de Freud:

Quando a obra de Freud foi publicada, Reich ficou indignado,quando em seus escritos Freud,afirma que a felicidade não é um valor cultural. Então pergunta Reich porque motivo então se fez a Revolução Francesa e a Revolução Soviética?E sua analise critica levou Freud ao pessimismo. A sua convicção de que e sempre possível mudar a vida do individuo alimentava o otimismo de Reich, atitude que ele não procurou alimentar cientificamente. Porem nestas condições de dialogo, como entender que Reich nunca tenha rejeitado Freud e que Freud também nunca tenha renegado Reich. Tudo indica que é porque Reich nunca pôs em causa origem sexual das neuroses, embora tenha debatido sobre suas modalidades. Freud explicava que as perturbações principais das perturbações psíquicas deverão ser procuradas na sexualidade, assim foi que Adler e Jung se separaram de Freud porque suas ideias não coincidiam -deixando de conceder - o lugar central para a sexualidade na vida psíquica. Enquanto Reich procurava na genitalidade, que é o terceiro estádio de da teoria psicanalítica, que surgem após o período anal e oral. Desta forma Reich distorce a teoria Freudiana da sexualidade privilegiando a genitalidade em vez da sexualidade. Reich em contato com a miséria no meio desfavorecido à pobreza cada vez mais vai se aproximando da política. Mas para ele qualquer política que não se inclui uma política sexual seria incompleta. Os maristas fizeram objeções quanto à etiologia sexual da neurose, e afirmavam que não passava de uma fantasia burguesa e que só a "necessidade material" provocava as neuroses. Assim para ele a necessidade sexual também é uma necessidade material, (W. Reich La Function de l'orgasme,Paris,l'Arche,1970). Em 1927 organizam nos subúrbios de Viena, centros cujo trabalho e fazer a profilaxia das neuroses, onde seriam dadas consultas gratuitas sobre o aborto a contracepção e a educação sexual. Portanto Reich torna-se o pioneiro a no que se refere a planejamento familiar tal com é utilizados nos dias de hoje. Reich obteve acolhimento de Freud na execução deste projeto, portanto se inquietou com o grande numero de atividades de seu discípulo, e certa vez perguntou-lhe com certa desconfiança de descrédito, se Reich dedicava-se durante muito tempo a todas essas atividades conjuntamente. Reich abraçou seus projetos e acrescentou que tinha a intenção atacar o problema central da gênese das perturbações neuróticas; a família E Freud diante de tal afirmação de Reich disseram "Nesse ponto, vai meter-se num autêntico vespeiro”.

10° Revolução sexual e Revolução Política:

Quando Reich realizou suas conferências nos subúrbios vermelhos de Viena, que foi assistido por grande numero de médicos socialistas, provocaram escaldá-los, mais por outro lado entusiasmaram os operários e aos jovens. A Associação Psicanalítica escandalizou-se um pouco mais, pois os colegas receiam que ele comprometa o movimento psicanalítico ao empenhá-lo no terreno político. Incansavelmente Reich traça aos burgueses vienenses o quadro das condições morais e materiais em que surgem as perturbações neuróticas.No discurso doe 1929, assistido por as três ginecologistas um advogado e quatro psicanalistas inauguram seis novas clinicas de higiene sexual. Convencem os jovens com quem tem relacionamento suas conferências, e por isso é acusado de comprometê-los. Em a função do Orgasmo Reich escreve: " A função de juventude em qualquer época,e a de representar um passo seguinte da civilização".Confere aos jovens o direito ao amor e aos métodos científicos da época que promete praticá-los sem risco. Jean-Michel Palmier autor de uma obra sobre Reich. Afirma que: "foi Reich que muito antes de Marcuse, falou de politizar o direito a felicidade.” (J.M Palmier Wilhelm Reich, Paris U.G.E. vol.10/18.1989). Para Reich existe um defasamento entre o valor ensinado e a realidade da vida sexual.
Reich faz criticas a estrutura familiar Reich faz grande criticas a estrutura familiar, que castra a criança e atribui-lhe a responsabilidade das perturbações neuróticas. Para ele a forma de as crianças com vista ao casamento e a procriação, negando a sexualidade. Essa conduta explica em seu entender, as neuroses. Reich desenvolveu suas ideias e escreveu vários livos que sintetizavam as teorias psicanalíticas, além das teorias maristas. Foram Maturidade Sexual, Continência Moral Matrimonial (1930),O Combate na Sexualidade da Juventude (1932),A Irrupção da Moral Sexual (1932.

11° Em (1927) Reich entra militância marxista:

O partido marxista acolhera as ideias psicanalíticas de Reich. Porem no dia 27 de julho um movimento de protesto em que foram libertados alguns combatentes que tinham assassinados operários durante uma greve anterior. Outra vez a policia dispara contra a multidão onde varias pessoas foram assassinadas. Reich assistia todo esse combate entre os trabalhadores e as forças policiais. E então mestre mesmo dia ele se inscreve no partido comunista. Passou a participar ativamente do movimento e todas as manifestações antifascistas, distribuindo panfletos nas saídas das fabricas e desta forma m se distância dos pacientes que atendia de forma particular. Passa a ser considerada a pessoa mais célebre do comunismo austríaco. Reich defende a psicanálise muito criticada pelos marxistas mostrando que ela é uma critica radical da sociedade e da sua ideologia repressiva. Por outro lado defende os marxistas frente às criticas dos psicanalistas, mostrando que cada vez mais e necessário -sua convicção- a importância das condições materiais e sociais no estudo do desenvolvimento das neuroses. Reich funda o que será o freudo-marxista unido essa dupla critica psicanalista e marxista, (J.M.Palmier,Wilhelm Reich Paris U.G.E. vol.10/18 1969).

12° Reich entra para o Partido Comunista:

Em 1930 vai para o partido comunista alemão que por ser mais forte que o PC de Viena oferece-lhe mais oportunidades de ação A partir deste ano torna-se membro da célula comunista do bloco vermelho, que também são integrante Artur Koestler. Participa do III Congresso Internacional par Reforma Sexual. E em 1931 passa a construir uma organização denominada de “Associação parra uma política Sexual Proletária”. Na Alemanha pretende reagrupar os movimentos que militam a favor da legalização do aborto e da elaboração de uma política de educação sexual. Após o termino do Congresso de Dusseldórfia, oito associações com uma representação de vinte mil membros, aderem a Sexpol fundada por Reich. Ele passa a redigir nesses mesmos artigos e folhetos e distribui nos meios estudantis e operários. Em consequência toda a agitação e o sucesso pessoal de Reich entre os jovens acabar por inquietar o partido comunista alemão, ainda mais com a chegada de Stalin ao poder, que regulamenta de novo os costumes e volta a uma moral religiosa.

13° Reich em 1934 e expulso do partido comunista e da associação Psicanalítica:

Em 1932 o partido comunista alemão o ataca abertamente e pouco tempo depois e excluído oficialmente do partido. Em 1934 quando a Associação Psicanalítica Internacional impede que Reich participe do Congresso em Lucerna. Mais Freud não condena pessoalmente seu antigo assistente, mais apenas se desinteressou de suas ideias. Ele foi atacado pelo resto dos membros da Associação Psicanalista aos quais Reiches tinham feito criticas frequentes.

14° Reich na Dinamarca:

No final (1932) Reich instalou-se na Dinamarca, após deixar Berlim, mais passado alguns meses em Copenhague é recusada a revalidação da carta que estuda este comunista notório. Muda-se então para Suécia e lá fica até 1935 em seguida vai para Noruega onde permanece até 1939. Após todas essas mudanças de países parece ter desinteressado pela política e voltado a trabalhar na clinica e no laboratório. De fato a dupla exclusão, da Sociedade Internacional de Psicanálise e do Partido comunista desencadeou nele um delírio de perseguição que evoluíram com processos patológicos que estava em tempo nele alojado. Assim o estudo sobre Reich pode ser interrompido no fim de 1932 sem grandes prejuízos uma vez que após essa data sua vida foi improdutiva no interesse da sobrevivência de suas obras. Reich faleceu em 1957 e a parte que ficou mais conhecida de sua existência sem duvida foi à história delirante de sues últimos anos de vida.

15° Últimos anos de Reich, exílio doença e morte:
O Doutor Thedore P. Wolfe convida Reich para ir para os Estados Unidos. É recebido com um grande intelectual de língua alemã, perseguido pelo nazismo. De 1939 a 1941 leciona na New Scool for Social Research de Nova Iorque. Nos EUA funda a editora “Orgone Institute Press e uma revista Orgone Energi Bulletin”. Reich. Ele compra uma propriedade na fronteira do Canadá e lá constrói um grande laboratório com a colaboração de um grande numero de discípulos. Inventa nesse laboratório o condensador de orgones, que tem a finalidade de curar os doentes sexuais em especial os impotentes.
16° Caixa de Orgone (Orgone Energy Acumulator)

A caixa de orgone Chamado de "orgone Energy Acumulator" A caixa é uma cabina de aço (orgonófobo) e uma de madeira (orgonótropo). Seu funcionamento era assim; os orgones atmosféricos, refletidos pelas paredes de aço, são condensados na madeira e penetram em seguida no corpo do paciente instalado no centro da caixa. Reich chega a afirmar que a caixa do orgone tanto pode corar o cancro quanto a esquizofrenia. Essa invenção de Reich foi bem aceito e bastante comercializado. Porem em 1954 uma organização encarregada de fiscalizar os produtos farmacêuticos passa a investigar tal invenção. Os peritos após estudos desse acumulador de orgones concluíram que tal invento não continha o mínimo de condensação de energia. Reich foi notificado para apresentar explicações perante o tribunal. A justiça proíbe a venda do aparelho em todo o território americano e obriga Reich a retirar todos os livros da circulação. E ele não cumpre a decisão é uma sentença que parece ser inexplicável em uma democracia. Acredita-se que Reich em sua paranoia não tenha comprida a decisão judicial

17° Reich é Encarcerado:

Em 1957 é condenado e encarcerado na penitenciária de Lewinsburg na Pensilvânia. Essa prisão é atribuída ao clima político da época, uma vez que para o governo americano Reich deixa de ser visto como um intelectual alemão perseguido pelos nazistas, mais é um antigo comunista que se torna necessário ser reduzido ao silêncio. More na prisão no dia 3 de novembro de 1957. Jean-François Revel escreveu; “epilogo lúgubre e aberração que não devem levá-lo a subestimar a acuidade de algumas das instituições da Revolução Sexual” (J.B.Revel ,le Garcle vicieux,in/Express,n° de 30 de setembro de 1968). Reich de 1920 a 1934 são contribuições são importantes em descobertas clinicas, em instituições sociológicas em ação e eficácia sociais.

18° Referências e obras de Reich:

-Centre d'Étude et de Promotion de la Lecture,Paris,1978,Lisboa/São Paulo 1979,(Composto e Impresso Viseu Portugal em setembro de 1979)
-Cattier,La Vie et l'ouvre de docteur Wilhelm Reich,(Paris,La Cité,1969)
-Palmier,J.M. Wilhelm REich,Paris,U.G.E.,coll,10/18,1969)

Obras Principais:

-Le Crise, sexualle,seguido de Materialisme dialctique et psychanalyse (Paris,ed,anonima 1965)
-La Revolution sexuelle,(Paris Plon,1968)
-Le function de l'orgasme (Paris l'Archive,1970)
-L'Analyse caracteriable ( Paris,Mayot,1971)
-Qu'est-ceque la conscience de classe? ( Paris,Lausanne,ed anonima,1970)
-La Lutte sexuelle des junes (Paris,Maspero,1972)
-La Pswycologie de massa de facisme (Paris,Payot,1972)
-L'Irruption de la morealle sexuelle ( Paris,Payot,1072)
-Poople in Trouble (Orgasme Institue Press,1930)

19°Alguns Vídeos sobre Reich:
Wilhelm Reich: Imagens de uma vida em movimento



Cristo secondo Wilhelm Reich


Link Relacionado:
Wilhelm Reich
Museu Wilhelm Reich
Wilba Psicólogo

2 comentários:

Danielly Araújo disse...

Parabéns, Wilba. Você enriquece a mente de quem admira a Psicologia e daqueles que atuam na área. Excelente conteúdo!!

WILBAPSICOLOGO disse...

Obtigado Danielly por visita e seu comentário!Wilba

Postar um comentário

Obrigado pela visita ao blog Wilba interativo!
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.Volte sempre!