wilba interativo.com br: Psico-drama

Psico-drama


<$BlogItemURL$>">Link


PSICO-DRAMA
Psicodrama Vídeo

Jacob Levy Moreno nasceu na Romênia em 1822 e faleceu em 1974 nos Estados Unidos. Foi o criador do Psico-drama e o Sociodrama. Quando morava nos EUA sistematizou suas descobertas a Socionomia.

E dividiu da seguinte forma:
a) sociometria (que mede as relações entre os membros do grupo)
b) sociodinâmica [ role-playing (ou jogo de papeis)dinâmica de grupo]
c) sociatria (a forma como se realiza as relações grupais)
A sociatria pode ser realizada através do Sociodrama, Psico-drama e a Psicoterapia de grupo. A nova teoria Psico-drama e carregado de forte conteúdo emocional e surgiu como una nova forma de investigação para o conhecimento e terapia dos conflitos psicológicos. Moreno desenvolveu uma nova teoria que se baseia numa nova concepção do homem e da saúde, tem como base a espontaneidade, o otimismo sobre o vital, o amor a catarse e os papeis que o Eu do individuo vai formando. Com o passar do tempo esta busca pelos verdadeiros valores do homem em sua forma dramática e espontânea ( o ético,religioso e cultural) passou a denominar de Axiodrama que foi reconhecido como o primeiro conteúdo do Psico-drama.
O Psico-drama surgiu em Viena num teatro dramático que não possuía nenhuma equipe de atores, em uma peça e que se apresentou sozinho sem nenhuma preparação, diante de grande numero de pessoas. Moreno descreveu que no palco havia apenas uma poltrona, como um trono de rei,no assento uma coroa dourada."Surgiu com o intento de tratar o público de enfermidade,uma síndrome cultural e patológica que os participantes compartilhavam no momento (Viena encontrava-se em pós-guerra,não havia governo... a Asturia estava inquieta em busca de uma nova alma)"
Este foi o inicio de uma nova forma de expressão catártica* que é realizada pelo exercício da espontaneidade e sustenta-se na teoria dos papeis,que veio a construir o método psicodramático de abordagem para os conflitos interpessoais através do grupo. A estrutura do Psico-drama é basicamente um ambiente grupal (setting) com a presença do diretor de sena ( o terapeuta ) seus egos auxiliares e o publico e os protagonistas ( formado pelos próprios pacientes).
*a improvisação dramática retomou o conceito de catarse uma vez que esta técnica permite uma identificação do espectador com os atores, e para que isto aconteça deve existir a espontaneidade e a criatividade, pois é na criação espontânea que se realiza o vinculo do homem com o mundo.

COMENTÁRIO - Psico-drama pode ser aplicado em duas áreas distintas, a Psicoterapêuticas e a pedagógica. É uma técnica baseada em atividades realizadas em grupo, cujo fundamento é a espontaneidade e criatividade e a teoria dos papeis. É um jogo do faz de contas. Também existem outros pontos relevantes para a realização do Psico-drama pode-se destacar: a empatia que é capacidade de se sentir o que sentiria se estivesse em situação experimentada por outra pessoa; Co-inconsciente, as experiências que são comuns a duas ou mais pessoas e que se dão em estado inconsciente: tele que é a capacidade de se ver de forma objetiva em situações ocorridas e o que se passa entre as pessoas; além da matriz de identidade. O Psico-drama é uma técnica bastante simples, porém para que seja realizado e necessário um terapeuta extremamente capacitado conhecedor dos fundamentos e dos conceitos operacionais de sua terminologia. Ser conhecedor das teorias do Psico-drama, dos papeis, da Psicoterapia Grupal, da Espontaneidade, e da Psicanálise e sua relação com o Psico-drama
Links Relacionados
Federação Brasileira de Psico-drama
Associação brasileira de Psico-drama

Psicodrama Vídeo
Dr. Sérgio Perazzo fala como o Psicodrama pode contribuir para a Qualidade de Vida:
Voltar