wilba interativo.com br: Grupo Operativo

Grupo Operativo

É uma técnica criada por Pichon-Rivière, que consiste essencialmente em um trabalho grupal que tem em seu objetivo buscar e facilitar o processo grupal de aprendizagem, cuja extensão é a mudança. Esta técnica pode ser realizada em diversas situações, entre elas podemos citar a formação de grupos operativos com familiares de pessoas portadoras de doenças mentais, grupos com atletas, com usuários de drogas, e um grande numero de opções para realização desta técnica.

Na realização dos grupos operativos existem vínculos, que teoricamente é composta por uma estrutura bastante complexa - isto porque dentro de um grupo sempre haverá interferências de um personagem nas relações. O vinculo é criado a partir da motivação que é orientado em determinado sentido. Os vínculos são estabelecidos através da internalização recíproca. E que depende essencialmente dos processos de aprendizagem de cada individuo. Para Pichon-Rivière cada integrante do grupo,suas atitudes,emergem a partir de suas necessidades,esta por sua vez e a forma de pela qual se orienta a conduta. Porem em se tratando do compartilhar necessidades no que se refere a atingir objetivos comuns, aí sim esse processo se constitui uma tarefa a ser realizada pelo grupo. Quando o grupo passa a compartilhar necessidades para atingir determinados objetivos surgem às dificuldades uma vez que o mesmo é formado por pessoas com vivencias e experiências singulares. Assim surgem dificuldade de natureza projetiva e transferências, dos conceitos e referências pessoais. Essas dificuldades apresentadas pelo grupo, essa resistência, acontece devido o medo que o individuo tem de perder o conquistado e o conhecido. Diante da situação vivenciada dentro do grupo. E o medo provoca ansiedade devido à incerteza do que vai acontecer e esta incerteza provoca à resistência a mudança. A resistência é, portanto uma forma de se perceber de que o grupo agora está a caminho do projeto. E a partir do momento que o grupo passa a remover os problemas para atingir seus objetivos, então a partir desse momento o grupo pode elaborar um projeto que seja viável para o grupo e dessa forma esse grupo passa a operar mudanças significativas.
COMENTÁRIO - O Grupo Operativo antes de se tornar propriamente operativo passa por situações de estruturação, desestruturação e reestruturação. Em determinados momentos as discussões parecem culminar com a dissolução do grupo. Isto porque o mesmo e formado por pessoas com diversos níveis de aprendizagem, conceitos carregados de significados, e suas referencias pessoais. Portanto um coordenado de um Grupo Operativo deve conhecer os fundamentos da dinâmica de grupo e reconhecê-los no momento certo, para poder ser capaz de avaliar a operatividade do mesmo. O coordenador deve trabalhar como um facilitador, orientador, para que o grupo venha a se tornar um grupo operativo capaz de operar mudanças que é o seu objetivo.
"O Homem, pela natureza ilimitada da mente humana, onde quer que esta refocile na ignorância, erige-se a si própria como regra do universo” Vico (1668-1744).
Grupos Operativos (Teoria e Técnica)