wilba interativo.com br: Existencialistas- Kierkegaard,Nietzsche e Sartre

Existencialistas- Kierkegaard,Nietzsche e Sartre

Existencialistas - Kierkegaard,Nietzsche e Sartre,
Existencialismo é uma coleção de idéias sobre uma variedade de temas filosóficos, desde a idéia de auto e de escolha individual, a existência de Deus. Para compreender melhor as diferentes facetas do existencialismo, este ensaio irá comparar as opiniões dos três escritores proeminentes: Kierkegaard, Nietzsche e Sartre, sobre questões importantes do existencialismo. Este artigo vai começar por tentar definir o existencialismo. Ele vai mostrar que todos os três destes escritores são existencialistas desde que todos eles têm as características principais do existencialismo incorporados em seus escritos. Será então posto as diferenças entre os escritores acima mencionados e, especificamente, identificá-los como o fundador (Kierkegaard), o lunático (Nietzsche), e o reformistas (Sartre.)




Alguns podem argumentar que o existencialismo é impossível definir com precisão porque a interpretação do existencialismo é diferente para cada pessoa. No entanto, o existencialismo pode ser definido por olhar para os seus principais pontos, as facetas que cada existencialista interpreta de forma diferente: a idéia de autonomia e da existência de Deus. Existencialismo é baseado em torno de si. Nada importa a não ser que mais importa, ou achamos que tem significado. Nada tem incorporado um sentido ou significado adquirido de uma fonte externa, outros então o significado atribuído a ele por pessoas individuais. Por outro lado, os cristãos, judeus e muçulmanos, todos acreditam que o mundo tem sentido porque Deus (uma fonte externa) criou, e tudo o que fazem é parte do plano de Deus.



Outra das principais crenças existencialismo é que as pessoas são indivíduos autônomos. Temos a opção de fazer o que quisermos, por qualquer motivo. Nosso destino não está pré-determinado, e assim nós somos responsável por tudo o que fazemos. Nós só escolhemos nossas ações, nossas decisões, e os nossos costumes.




Outras das idéias principais do existencialismo e a possibilidade de que existe um Deus. Kierkegaard, que era considerado como o primeiro existencialista, era um cristão devoto, e seus escritos incorporar muito do então pensamento atual cristã. Nietzsche, entretanto, disse que "Deus estava morto." Sartre era ateu. Dois outros famosos existencialistas, disse que eles eram cristãos ou ateístas, dependendo da hora do dia. Todo o existencialista comentário sobre o assunto de Deus, mas como existencialista verdade que cada um escolher a acreditar em algo diferente. Isto os torna existencialistas porque escolher sua própria fé individual.


Kierkegaard
Kierkegaard nasceu em Copenhague em 1813 e morreu em 1855. Muitos acreditavam que a sua filosofia morreria após a morte de Kierkegaard, porque ele morava em uma área isolada, não frequentemente visitados, também ele não foi publicado no exterior.


Mesmo que a filosofia de Kierkegaard não recebeu o nome de existencialismo até depois de Sartre, Kierkegaard é reconhecido como o primeiro existencialista de Sartre porque o trabalho foi baseado em Kierkegaard.


As idéias de Kierkegaard foram baseadas no cristianismo dos tempos. A crença de que cada pessoa era um indivíduo livre de ação a ser, que está totalmente no controle de suas ações vem da crença do cristianismo que os seres humanos têm o livre arbítrio em suas ações. Kierkegaard também escreveu sobre uma moralidade pessoal algo completamente diferente do cristianismo. Os cristãos têm os dez mandamentos, e que um código moral se aplica a todos: o seu código um conjunto. Existencialistas acreditam que a moral não deve ser escrito na pedra, não, cada pessoa teria o mesmo código moral, porque as pessoas crescem em diferentes contextos. Por exemplo, se um cristão e um canibal Africano deviam encontrar-se, o cristão poderia pensar que seria errado matar e comer as outras pessoas, mas é moralmente aceitável para o Africano Canibal porque eles e todos ao redor deles teriam feito isso suas vidas inteiras.


Nietzsche
Nietzsche nasceu em 1844 e morreu em 1900, depois de passar os últimos anos de sua vida em um asilo de loucos. Ele foi treinado como um filósofo clássico, com o famoso filósofo clássico Ritschl. Descrevo Nietzsche como o mal lunático porque muitas pessoas pensavam que ele era um niilista, e ele foi literalmente um lunático. Ele foi descrito como "iconoclasta". Um de seus livros é mesmo legendado: "Como filosofar com um martelo." Ele acrescentou alguns extremos à obra de Kierkegaard, como a proclamação de que "Deus está morto" e sua posição anti-político.


Dizer que Deus está morto levanta questões mais do que se houvesse um Deus, e ele estava vivo. Se você convencer as pessoas que Deus estava morto e puder acreditar que nada valeu à pena. Nada importava e que iriam voltar ao niilismo, mas Nietzsche disse que só um homem fraco giraria ao niilismo, se você tomou a Deus longe deles, porque ele não seria capaz de viver sem a idéia fixa de uma verdade eterna. Se você diz que nunca houve um Deus ou existe um Deus, então isso é uma verdade eterna fixo. Dizer que Deus está morto traz todo o sistema ruir. Especialmente se você é muçulmana, onde quando você atingir o mais alto estágio de vida após a morte, depois de passar algum tempo em menos reinos glorioso, é unir a Deus. Se Deus morre, aonde ele vai? Onde é que aqueles que se juntaram a Deus vão? Se todos nós temos um pedaço de Deus em nós mesmos, que faz parte de nós morrermos também? Todo o sistema pára de funcionar.


Outra das idéias de Nietzsche foi o Über-mensch ou Overman. O Über-mensch foi um existencialista, um ser moralmente perfeito pelo seu código pessoal própria moral: algo para os humanos como uma espécie de meta a atingir. Uma das principais características do Über-mensch era que ele percebe que o mundo estava sempre "em fluxo", e que fazemos a nós mesmos e o mundo ao perceber sua existência. Nós fazemos o mundo, e não o contrário tema principal deste trabalho é Sartre, um escritor principal do existencialismo, e o homem que surgiu com o nome.


Sartre


Sartre nasceu em 1905, e morreu em 1980. Foi na Segunda Guerra Mundial, mas não vê o inimigo até o dia em que ele foi capturado. Quando ele escapou de seus captores e voltou para a França, ele descobriu que seu existencialismo havia se tornado mais popular do país. Quando ele morreu em 15 de abril de 1980, centenas de pessoas encheram as ruas para a sua marcha fúnebre. Durante a década de 1970 Sartre abusava do álcool, fumava dois maços por dia, e tomou remédios para "rev." até escrever filosofia. O médico advertiu Sartre que, se Sartre não parar de fumar, ele terias de amputar dedos. Então seus pés, depois as pernas, etc. Durante a guerra da Argélia francesa-se alinhou com os argelinos não, seu país de origem França, para depois 5.000 veteranos de guerra do exército marcharam pelos Champs-Elysees gritando "Kill Sartre!" Em 1950, o estruturalismo estava se tornando mais popular, em seguida, existencialismo, em seguida, em 1960 Sartre se tornou um marxista. Ele rejeitou o Prêmio Nobel de Literatura por motivos políticos em 1964.


Exibições de Sartre sobre o mesmo e escolha individual são basicamente os mesmos de Kierkegaard com alguns acréscimos.


Pensamento de Sartre a existência precede a essência, como ela se aplica aos seres humanos. Por exemplo, se eu quiser inventar algo que vai cortar o papel, a sua essência, a sua idéia, vai existir antes que o objeto físico real. Mas para os seres humanos, alguém tem de existir antes que você possa conhecer a sua personalidade, da sua natureza. Além disso, Sartre achava que as pessoas são "projetor de tornar-se inquieto", que significa a nossa essência é sempre devir, sempre mudando.


Má - fé foi outra das idéias de Sartre. Algo que é de má-fé permite que as pessoas neguem a sua liberdade e responsabilidade. Sartre diz que o subconsciente está de má fé, porque nós a usamos para negar que temos total controle sobre o nosso pensamento.


Além disso, Sartre que os rótulos eram palavras sem sentido que usamos para racionalizar ações. Por exemplo, um banco pode ser facilmente a barriga inchada de um burro morto. E enquanto a sua mudança de rótulos de uma só artificial, esses rótulos são tão entranhar na sociedade, que seria certo para se sentar se fosse um banco, mas não se era um burro morto, mesmo que eles são o mesmo objeto com diferentes rótulos artificiais.


Ainda outro ponto de vista de Sartre sobre a idéia de responsabilidade moral é que nós realmente não queremos ser independente seres responsáveis. Se não foram responsáveis por nossas ações, que seria como sendo uma criança por toda sua vida: cuidar - livre. Mas com responsabilidade vem uma ênfase especial chamado Angst, de ter que tomar decisões, qualquer um que pode mudar sua vida para sempre. Por exemplo, Sartre escreveu muito sobre ser uma pessoa livre, e que isso significa. Por exemplo, pensamento, a maior parte do tempo de Sartre disse que suas ações futuras dependem de experiências passadas, isso é chamado de determinismo. Sartre achava que havia sempre um número infinito de opções que alguém poderia fazer a qualquer momento. Ele nos deu este exemplo: Se você e alguns amigos estão se dirigindo para uma estação de esqui de férias, e encontrou uma pedra no caminho, há muitas coisas diferentes que você pode fazer sobre ele. Você pode tentar encontrar um caminho diferente, você poderia tentar mover a pedra, você poderia pensar que a pedra era tão bonita que você comece a tirar fotos dela. E depois há a opção disponível a qualquer um a qualquer momento: o suicídio. Você podia ser tão deprimido com a pedra que você não poderia continuar vivendo. Enquanto isso seria uma ação muito extrema, a sua possibilidade, e também a maneira de Sartre de zombando os deterministas.


Sartre, ao contrário de outros existencialistas, não escreveu muito sobre Deus. Ele mesmo era um ateu, mas não ofereceu nenhuma explicação sobre o porquê.


Existencialismo é uma filosofia que se desenvolvido, sobretudo nos tempos modernos. Kierkegaard foi o primeiro existencialista e suas contribuições ao existencialismo foram baseadas fora do cristianismo de sua época. Nietzsche contribuiu com a idéia de que Deus está morto, eo Über-mensch. Existencialista de Sartre foi o mais famoso, ele reagiu às idéias de Kierkegaard, e fez a obra de Nietzsche mais integrada e compreensível. Ele também enfatizou que a existência precede a essência, e que temos a nossa responsabilidade para nossas próprias ações, mas essa desculpa muitos esta responsabilidade com má-fé. Ele também acredita que nada tinham construído no significado, que era até nós para interpretar e dar significado.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita ao blog Wilba interativo!
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.Volte sempre!