wilba interativo.com br: Consequência do Uso de Drogas

Consequência do Uso de Drogas


Consequência do Uso de Drogas


As drogas podem ser licitas ou ilícitas. Veremos posteriormente e como podem ser classificadas do ponto de vista dos efeitos que podem provocar no ser humano.

As drogas ou substância psicoativa provocam mudanças mentais e comportamentais no individuo que è usuário, é faz uso frequente de substância químicas ilícitas ou licita ele precisa aumentar progressivamente a dose para que o efeito desejado seja obtido, chegando ao ponto em que o individuo não consegue livra-se do uso da droga que frequentemente usa mesmo quando os efeitos não são mais prazerosos. Enquanto certos indivíduos aumentam a dose para sentir os efeitos prazerosos outros não conseguem se livrar delas ainda que não sintam mais prazer com seu uso.No primeiro caso ,trata-se de uma tolerância onde o individuo tem que ir aumentando a dose para para sentir o mesmo prazer.E no segundo caso tratasse da síndrome de abstinência, que se caracteriza por uma serie de sinais e sintomas que se manifestam quando o individuo suspende de forma parcial ou total o uso da droga consumida por ele há algum tempo.AS DROGAS -Podem ser classificadas em três grupos, quando levarmos em consideração os efeitos que as mesmas causam no sistema nervoso central.Os efeitos podem ser classificados como ; substancias depressoras do sistema nervoso central,estimuladoras ou perturbadoras.

É grande a variedade de substâncias depressoras com propriedade física e química bastante diferenciada que diminuem a atividade do sistema nervoso, que em consequência dessa ação há uma tendência de influência na atividade motora, que se caracteriza pela euforia inicial. Tudo isto junto podemos classificar como transtorno mental e comportamental devido o uso de substância psicoativa, que em síntese significa agitação psicomotora produto da fermentação de Carboidratos presentes em vegetais, como a cana de açúcar, cevada uva entre outras. Estudos realizados, constatam que existe uma relação do álcool e seus níveis no sangue.Quando os níveis são baixos podemos observar desinibição do comportamento com diminuição do sentido da autocrítica e oscilação no estado de humor. Também podem ocorrer descordenação motora e alterações dos sentidos assim como a visão e a audição. Com o aumento do nível de álcool no sangue podemos observar um agravamento do seu estado físico e mental, um sintoma complexo que e denominado de ataria,que se caracteriza pela dificuldade de locomoção,fala embolada e incompreensível lentidão de pensamento ( bradpsiquia ) e prejuízos na capacidade de raciocínio e de concentração álcool é uma droga licita,pois é comercializada legalmente mais seu consumo continuado e persistente por muito tempo possibilita o aparecimento de doenças diversas assim como as do estômago gastrite,do fígado cirrose do pâncreas e do coração ,distúrbios neurológicos e alterações do sangue.

Alguns sintomas e sinais se manifestam na síndrome de abstinência, como tremores ( reações extrapiramidais ) irritabilidade ,insônia,aumento dos batimentos cardíacos ( taquicardia ) transpiração excessiva e hipertensão.Nos casos mais graves quadro de agitação psicomotora, confusão mental, alucinações (transtorno psicótico ) o chamado de delirium tremes. Muitos usuários chegam a terem convulsões generalizadas com manifestações paroxísticas graves que podem até levar a morte. As Barbitúricas são drogas produzidas em laboratórios desde o começo do século XX no inicio foram usadas exclusivamente, como medicamento, no tratamento de insônia. Sua prescrição requer cuidados,para estabelecer a dose necessária para proporcionar os efeitos terapêuticos desejáveis e evitar a dose letal.

A ingestão se dá por via oral ou injetável, seus principais efeitos são a diminuição da capacidade de raciocínio - na formação do juízo-e da concentração e a sensação de calma, o relaxamento e a sonolência. Porém a sonolência produzida por essa droga é muito diferente do sono fisiológico natural, como também acontece com outras substâncias semelhantes que tem efeito sonífero. Em doses elevadas ou tóxicas, começam a aparecer sinais e sintomas de descordenação motora e aumento acentuado da sonolência, levando a pessoa ao coma ou até mesmo a morte, por parada respiratória.

Os barbitúricos também podem causar tolerância e a síndrome de abstinência,acontece principalmente quando o indivíduo usa doses elevadas desde o inicio,necessitando cada vez mais de uma dose mais forte. Já no caso da abstinência isto é ; quando o uso é interrompido pode ocasionar insônia, irritação e até convulsões.OS BENZODIAZEPÍNICOS - São substâncias também conhecidas com ansiolíticos ou tranqüilizantes, tem efeitos semelhante aos dos barbitúricos porém os benzodiazepínicos garantem maior segurança , uma vez que a dose prescrita pelo médico está abaixo das doses tóxica e letal.

Os benzodiazepínicos mais conhecidos são; midozalam,clonazepam, flunitrazepan, bromazepam ,lorazepam e o diazepan. As consequência da ação mais frequentes são a diminuição da ansiedade, a sonolência e o relaxamento muscular, influenciando também nos processos de aprendizagem e de memorização.

Embora seja uma droga mais segura em relação a suas consequências,porque para que isto aconteça é preciso de uma dosagem muito elevada par que ocorra uma reação tóxica, mais pode ocorrer intoxicação se usadas em conjunto com outras substância depressoras do sistema nervoso central, principalmente o álcool e barbitúricos.São drogas que também podem causar tolerância ou dependência.OS OPIÓIDES -Neste grupo estão incluídos drogas naturais, assim como os derivados das papoula do oriente ( papaver somniferum ) , semi-sintética e sintética porque são produzidas a partir de modificações químicas da substância naturais assim como a codeína e a morfina.São depressoras do sistema nervoso central e possuem ação mais especifica, sendo utilizadas como analgésico ,como inibidoras do reflexo da tosse e no tratamento da diarréia.

Seu efeito sedativo, no entanto, prejudica a capacidade de concentração, causando torpor e sonolência. O uso abusivo pode causar parada respiratória, perda de consciência e a morte. Também pode causar tolerância e na abstinência causar náuseas vômitos, diarréia, cãibras, cólicas intestinais, lacrimejamento coriza e ereção dos pelos do corpo.

AS SUBSTÂNCIAS VOLATEIS - São substancias depressoras, usadas por via nasal e não possuem utilização, clinica dentre eles podemos mencionar o tolueno, xilol, n-hexano, acetato de etila e o tricloroetileno além do éter e clorofórmio. As consequências do seu uso são inicialmente estimuladoras -aparente - do sistema nervoso tornando a pessoa eufórica e desinibida, em seguida pode ocorrer depressão acampada de confusão mental e desorientação. As alucinações visuais e auditivas também podem aparecer no curso das manifestações. Numa terceira fase pode ocorrer depressão, redução no estado de alerta , descordenação ocular e motora e diminuição acentuada dos reflexos.Na quarta fase ocorre aumento da depressão, inconsciência com convulsão coma e até a morte.O uso crônico pode levar a destruição dos neurônios causando danos irrecuperáveis ao cérebro,nos rins ,fígado nervos periféricos,medula óssea.Os solventes causam tolerância, mais não existem registro de sintomas e sinais causados pela síndrome de abstinência,como uso dessas drogas.

Substâncias Estimuladoras do Si tema Nervoso Central -Nessa categoria estão as drogas que são capazes de aumentar a atividade de determinados grupos de células nervosas,com elevado estado de alerta,insônia e aceleração dos processos psíquicos.São exemplos dessas drogas as anfetaminas.

As Anfetaminas - São também conhecidas como bolinhas, ribite - são substâncias sintéticas produzidas em laboratórios e comercializada como medicamento.São usadas de forma injetável e por via oral, como moderadores do apetite e como estimulante. São exemplos dessas drogas o fenpropporex, metilfenidato, manzidol, metanfentamina e a detilpropiona. Um pessoa que usa esse tipo de droga experimenta uma diminuição do apetite e do sono,sente-se cheia de energia e menos cansada,mesmo que faça uma atividade considerada de esforço excessivo,ocorre dilatação da pupila ( midríase ) , elevação da pressão arterial e taquicardia. Também podem causar tolerância principalmente em pessoas que utilizam doses altas desde o início. Na síndrome de abstinência surgem sintomas depressivos bastantes intensos,como falta de animo de energia e perda da volição.

A COCAINA -Também conhecida como brizola, branquinha, pico, neve, pó é extraída da folha da erythroxylon.coca , o mecanismo de ação da cocaína é muito semelhante a das anfetaminas,seus efeitos são sentidos rapidamente e também passam rapidamente e seus efeitos podem ser mais intensos quando são injetados ou se o produto utilizado e o crack.  Seus efeitos produzem modificações comportamentais e mentais no indivíduo entre as quais se pode ressaltar a irritabilidade, agressividade, alucinações auditivas e visuais (estado psicótico )induzido pelo efeito da droga. Entre os efeitos que se manifestam no corpo pode-se ressaltar o aumento da temperatura, convulsões dilatação da pupila (midríase ) elevação da pressão arterial e taquicardia ( que pode ocasionar parada cardíaca) que é uma das possíveis causas de morte por superdosagem ou overdose. O uso da cocaína tem sido associado a enfartos em indivíduos jovens para a ocorrência de doença dessa natureza.

Substâncias Perturbadoras do Sistema Nervoso Central - São as drogas alucinógenas, essas drogas provocam alterações no funcionamento do cérebro, do que resultam transtornos psíquicos tais como delírios e alucinações. No delírio o individuo tem alterações na formação do juízo atribuindo significado anormal aos eventos que ocorrem a sua volta é frequente a ocorrência do delírio persecutório - o individuo sente-se perseguido e que alguém está querendo lhe matar. As drogas perturbadoras do SNC mais frequênte entre os usuários são; a maconha as substancia alucinógenas o ácido lisérgico LSD, o ecstasy e os anticolinérgicos.

A maconha que no Brasil é também conhecida como canabis sativa, marijuana, fumo, baseado, bagulho ou jamba.O elemento responsável pelos efeitos da droga - maconha- é o tetraidrocanabinol ( THC ) A maconha, geralmente é fumada como cigarro mais também pode ser ingerido. Seu efeito no psiquismo na sua forma aguda mais comum é a sensação de bem estar, relaxamento e calma. Algumas pessoas sentem angustia, ansiedade fica com medo de perder o controle com tremores e transpiração excessiva. Pode também ocorrer perturbação da orientação tempo espaço além de prejuízos na capacidade memória e atenção. Na forma dos estados psíquicos crônicos o usuário pelo uso continua sofrem interferência na capacidade de aprendizado e memorização, o que pode levar a pessoa a sentir-se desmotivado desleixo pessoal e incapacidade de atender as exigências sociais. Substâncias Alucinógenas- Assim como outras drogas já mencionadas anteriormente, também provocam alterações psíquicas, alucinações delírios.

Dentre as plantas que possuem propriedade alucinógenas, destacam-se os cogumelos ( PSYLOCIBE MEXICANA ) a jurema ( MIMOSA HOSTILIS ) o caapi e achacrona, banisteriopsis caapi e ppsych virides que são as plantas usadas no culto do Santo Daime em varias seitas.

O Ácido Lisérgico LSD - É uma droga sintetizada artificialmente mais potente que se conhece, pequenas doses de 20 a 50 milionésimo de grama produzem efeitos que tem duração em torno de 04 a 12 horas.Cada pessoa reagem de forma diferente co o uso do LSD,depende das sensibilidade de cada um,do estado de espírito ,do momento do ambiente em que se dá a experiência.Existe distorções na percepção ,contornos cores e formas,fusão dos sentidos percebem os sons como se os mesmos adquirissem forma e cores. Alterações na percepção do tempo e do espaço chega a perceber minutos como se fossem horas e pequena distância como se fossem quilômetros.Durante o estado de excitação como o de pânico, ansiedade e angustia podem vivenciar tanto boas como más viagens. Diante do efeito dessa droga o sujeito julga-se capazes de realizarem coisas grandiosas e extraordinárias. Também ocorre durante o curso de uma ansiedade intensa o chamado de flashback, que é o retorno de experiências vividas apos semanas ou meses depois do consumo do LSD ,mesmo sem ter usado a droga novamente. A tolerância a droga pode ocorrer muito rapidamente mais desaparece muito rapidamente com a interrupção do uso da droga.Embora possa ocorrer dependência, não existe registro de dependência se o indivíduo deixa de consumir a droga.

O ECSTASY - É uma droga que tem semelhança com as anfetaminas, tem propriedades estimulantes dos seus efeitos mais graves tem se registrado a hipertermia maligna, que é o aumento acentuado da temperatura do corpo. São drogas frequentemente associada a certos grupos sociais, entre jovens frequentadores de clubes de dança . Os Anticolinérgicos- São substâncias provenientes de plantas semelhantes as que anteriormente foram mencionadas, destacam a outra, conhecida como sais branca, trombeteira ou zabumba me certos medicamentos como hexafenidil,diciclomina e o biperideno.

Os Transtornos mentais e comportamentais devidos o uso de substancia psicoativas,são provocado pelo uso de substâncias tóxicas de forma continuada de droga(s) quando em surto podem apresentar quadro clínico diversificado e depende da sensibilidade de cada usuário e do tempo que usa a(s) droga(s). Eis alguns quadros clínicos mais frequentes que tenho presenciado no atendimento a usuários em minha atividade profissional. Os casos mais frequentes são a intoxicação aguda, em que o indivíduo apresenta alterações senso perceptivo, delírio frequentemente de natureza persecutória, inquietação motora, insônia dificuldade em estabelecer dialogo coerente, ansiedade e distúrbios da atenção. Na síndrome de dependência - O paciente apresenta um conjunto de fenômenos comportamentais que se desenvolvem depois de repetidos consumo da substância. Apresentam dificuldade de controlar o consumo (forte desejo de usar a droga, associado a alterações dos processos cognitivos) não consegue dar um significado sobre o que está acontecendo - e por este motivo não conseguem direcionar para novos comportamentos. Ficam bastante ansiosos se comprometem em deixar de usar a droga, que vai trabalhar quando receber alta, mais os sintomas da dependência prevalecem embora estejam medicados com outras drogas para ajudar a controlar a dependência (para protegê-los) mais mesmo assim é comum voltarem ao internamento alguns dias depois de receber alta. Isso porque o trabalho deve ser continuado apos alta e na maioria das vezes isto não acontece.

Comentário - O melhor meio de combater o uso indevido de drogas e sem duvida através do trabalho de prevenção.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita ao blog Wilba interativo!
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.Volte sempre!